quarta-feira, 23 de julho de 2014


Educação Especial
O que é ser Deficiente, o que é ser Normal? Ser Deficiente é Normal?
Vamos pensar um pouco...


Escola no Sul do estado, distrito de  Cachoeiro de Itapemirim - E.Santo, “Zacheu Moreira da Fraga” em favor da Inclusão dos alunos Deficientes Visuais.
Os alunos Bartolomeu Alves Januário e Welton Ferreira de Moraes, são alunos que possuem deficiência visual; cego e baixa visão e participam de atividades e propostas inovadoras que fazem a inclusão ri ao encontro do trabalho de coletividade.
São atividades desenvolvidas pelos alunos e pela professora de AEE/SRM: Glaucéia Pereira Andrade que se dedica aos alunos oferecendo seus conhecimentos e implementando as propostas educacionais para a educação especial pautadas na legislação  segundo o art.58 da LDB 9.394/96; entende-se por educação especial para os efeitos desta lei, a modalidade de educação escoar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos e pessoas que apresentam de necessidades educativas especiais.
“Educação Inclusiva: Qualidade e eficácia para todos os alunos”
 A Educação Inclusiva é antes de tudo, uma questão de direitos humanos, já que defende que não se deve segregar nenhuma pessoa como consequência de sua deficiência, de sua dificuldade de aprendizagem, do seu gênero, ou mesmo se esta pertence a uma minoria étnica (seria algo que iria de contra aos direitos humanos).
“Os alunos de educação especial não requerem integração, requerem educação”( Heyart & Pocklington 1981, p.23)
No quadro abaixo aparece a diferença entre os conceitos de integração e inclusão:
INTEGRAÇÃO
INCLUSÃO
COMPETIÇÃO
COOPERAÇÃO SOLIDARIEDADE
SELEÇÃO
RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
INDIVIDUALIDADE
COMUNIDADE
PRECONCEITO
VALORIZAÇÂO  DAS DIFERENÇAS
VISÃO INDIVIDUALIZADA
MELHORA PARA TODOS
MODELO TÉCNICO - RACIONAL
PESQUISA REFLEXIVA

Fonte de Pesquisa: BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial.Revista Inclusão:  Educação Inclusiva.Atendimento Educacional Especializado/Deficiência Mental/Intelectual. Out/2005.
*Sugestão de Pesquisa,Leitura e Informação: Fonte de Pesquisa: INCLUSÃO: Revista da Educação Especial/SEESP/SECADI, v.5, nº1(jan/jul) – Brasília: SEESP, 2010. P.32 à 39.


Anexos

 - Segue em anexos atividade desenvolvida pelo aluno: Bartolomeu Alves Januário, aluno do 3ºN/EJA, atividade realizada em conjuntos com os demais colegas de turma , na disciplina de Biologia sobre Doação de Sangue. O Aluno Bartolomeu, é considerado uma amigo da escola, pois está sempre presente nas atividades e contribuindo com seus conhecimento em diversas áreas de aprendizagem como: Humanos e Natureza, para que a escola realize seus eventos e ações visando o ensino de qualidade.  

          


Atividades desenvolvidas no ano letivo de 2013 com uso do computador e sistema DOSVOX.












                                              

Atividades de sala de aula regular, disciplina de Biologia: Doação de Órgão. Apresentação de produto final.   "Invista na BOLSA"





2  -  
Atividade desenvolvida com o aluno: Welton Ferreira de Moraes, cego, com AOD e AOE, com atividade cultura no evento: Anoitecer Literário: O Amor está no Ar, realizado no dia 25/06/2014 pela professora Evônia (Língua Portuguesa), para falar da Literatura de uma maneira diferenciada, cantando e poetizando o amor, em verso e prosa, e oportunizando a inclusão com a participação do Welton que apresentou em vídeo uma canção que fala de amor, mostrando sua participação juntamente com a família.

Foi um momento muito bonito, pois pudemos comprovar que quando a família e a escola não somente apoiam, como acreditam que todos somos capazes, há retribuição.


1                                                                 
-               

                                                                                                       
       




Atividades AEE/SRM: Coordenação motora




 
  Momento musical com estilo




 Atividades na SRM com a professora AEE/SRM

Atividade extra - classe na quadra-poliesportiva com Profº Ed. Física.



 

                             



            
                             
           
Trecho elaborado por: Glaucéia Pereira Andrade,
Professora de Atendimento Educacional Especializado em Sala de recurso Multifuncional- SEDU/ES,

especilizando-se em Deficiência da Visão pela PROPG/CEAD – UNIRIO/RJ.