Aconteceu na escola "Zacheu"
A escola apresentou a culminância do projeto "Café com Bobagem" e comemora o centenário de Rubem Braga que também é cachoeirense,mesmo já falecido deixou grandes recordações e sua maior são as crônicas conhecidas pelo mundo todo.
O Desaparecido
Rubem Braga
Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.
Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.
Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.
Do livro "A Traição das Elegantes", Editora Sabiá - Rio de Janeiro, 1969, pág. 112, extraímos o texto acima.
A escola "Zacheu Moreira da Fraga", mais conhecida como "Zacheu", está situada no distrito de Vargem grande de Soturno, interior de Cachoeiro de Itapemirim, sul do estado do E.Santo, atende alunos desde o ensino fundamental ao Médio, passando pelo EJA, fez uma homenagem, mais do que justa aquele que contribui com nossa história.


Guloseimas do Braga



Coisa que só cachoeiro tem


E os escritos continuam...
A hora da Crônica


Rubem Braga

Rubem BragaRubem Braga foi um escritor lembrado como um dos melhores cronistas brasileiros. Era irmão do poeta e jornalista Newton Braga.
Nascimento: 12 de janeiro de 1913, Cachoeiro de Itapemirim, Espírito SantoFalecimento: 19 de dezembro de 1990, Rio de Janeiro, Rio de JaneiroObras: Ai de ti, Copacabana, Um cartão de Paris, MaisFilme: Garota de IpanemaFilho: Roberto Braga

Nascimento: 12 de janeiro de 1913, Cachoeiro de Itapemirim, Espírito SantoFalecimento: 19 de dezembro de 1990, Rio de Janeiro, Rio de JaneiroObras: Ai de ti, Copacabana, Um cartão de Paris, MaisFilme: Garota de IpanemaFilho: Roberto Braga
Mostra e confecção dos alunos colocando em prática suas habilidades.

Rubem Braga
"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na
porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem
para não me deixar entrar, ele ficará indeciso
quando eu lhe disser em voz baixa:
"Eu sou lá de Cachoeiro..."

Fonte de pesquisa e maiores informações, acesso o blogger do Zacheu:http://zacheuonline.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário