domingo, 24 de novembro de 2013

Trabalhos e ensaios - Atividades na área da Educação Especial.

Capacitação de Professores na Área da Visão 2012 - Cachoeiro de Itapemirim - E/Santo.



Módulo I - Conceitos sobre Educação Especial e Introdução à Deficiência da Visão.

 Atividade Prática










Módulo  II- Conhecendo o Sistema Braille, AVD's, e outros.


 

Trabalhos e ensaios.

Atividades com Educação Especial Inclusiva.

Objetivo do AEE: O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. 
A visualização está presente nos métodos, técnicas, atividades, tarefas e em outros aspectos da organização do trabalho pedagógico.
A falta da visão tem como consequência a impossibilidade de perceber a cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento de seres e objetos, entre outras dificuldades, o que significa a variedade de experiências, a modalidade, o controle do ambiente e a interação do sujeito com o mundo que o cerca.
O contingente de alunos com baixa visão em unidades de educação infantil e do que o quantitativo de alunos cegos. Ocorre, no entanto, que os indícios de baixa visão costumam ser detectados erroneamente no contexto da escola e da família. Pais e educandos (professores) tendem a subestimar ou superestimar o potencial de visão destes alunos, considerando-os como se fossem cegos, negligentes, distraídos ou preguiçosos.
Isso porque a baixa visão é complexa, apresenta uma variedade de manifestações e peculiaridades características de cada indivíduo afetado, instabilidade e oscilação o ver e não – ver.
Fonte de Pesquisa: INCLUSÃO: Revista da Educação Especial/SEESP/SECADI, v.5, nº1(jan/jul) – Brasília: SEESP, 2010. P.32 à 39.Texto elaborado e selecionado por: Glaucéia Pereira Andrade,AEE/SRM.

Capacitação  na Área da Deficiência da Visão para Professores que atuam nas SRM's das Séries Iniciais do Ensino Fundamental  em Cachoeiro de Itapemirim-E/Santo em 2011/2012.

Formação em 2011.
Módulo I - Conceitos e Introdução à Def. da Visão






domingo, 3 de novembro de 2013

Informativo da Glau...



Audioteca Sal e Luz

A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).
Mas o que é isto?
São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.
Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.
Nos ajude divulgando!!!
Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho, DIVULGUE!!! 
Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125 - Centro. RJ.
Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.
A outra opção foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade.
Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.
A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados.
Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.
Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

Ajudem-nos. Divulguem!
Glorinha.

Fonte de pesquisa e acesso:http://www.ibc.gov.br/,acesso em:03/11/2013

Informativo da Glau


Olá meus queridos blogueiros de plantão!
Este espaço é para divulgar e informar os fatos, e acontecimentos para que as pessoas estejam antenadas sobre as novidades do nosso meio educacional,notícias sobre a educação  e que são importantes para  os colegas: professores e público deficiente visual, e pessoas no geral.

*Quem tiver interesse,


Conteúdo referente ao evento, descrição do convite encontra-se abaixo



Descrição do cartaz: Retângulo branco vertical. À esquerda logo do Instituto Benjamin Constant. À direita logo da Associação de Docentes do Instituto Benjamin Constant

Centralizado marca d água, desenho sombreado de uma pessoa de perfil com bengala longa, símbolo da deficiência visual

O Instituto Benjamin Constant e a Associação de Docentes do Instituto Benjamin Constant têm a honra de convidar para o evento DISCUTINDO A ACESSIBILIDADE – DEFICIÊNCIA VISUAL

Painéis sobre acessibilidade. Data: 8 de novembro de 2013. Local: Teatro do IBC. Horário: 8 às 17 horas. Inscrições: no dia do evento. Evento gratuito – Certificação – Vagas limitadas.

No rodapé em negrito sobre fundo azul: Instituto Benjamin Constant. Avenida Pasteur, nº 350/368 – Urca CEP: 22290-240. Tel: 3478-4463 / 3478-4440 / 3478-4447 / 3478-4445. E-mail:ibc@ibc.gov.br / adibc2007@yahoo.com.br.

Interessados em conhecer a descrição da logo Instituto Benjamin Constant clique aqui.

Interessados em conhecer a descrição da logo Associação de Docentes do Instituto Benjamin Constant clique aqui.


Fonte de pesquisa e maiores informações:http://www.ibc.gov.br/,acesso em:03/11/2013

Pensando em mudança...

Olá pessoas, já estamos no final de ano, dezembro se aproxima e muitas coisas boas previstas para este novo ano que já,já estará nascendo para nós e com ele muitas expectativas de mudança, uma delas são as eleições.
Vamos pensar positivo e que possamos ter um país de igualdade social sem preconceito e diferenças.
Se queremos algo novo, começamos por nós mesmos!