quinta-feira, 29 de maio de 2014

Informativo Cultural

Vem ai muitas coisas boas e : "Viva São João, Santo Antônio e São Pedro", ... 

Quadrinistas conversam sobre produção de HQ no Brasil

“A Recente Produção dos Quadrinhos Brasileiros” foi o assunto da segunda mesa-redonda da V Bienal Rubem Braga, ocorrida nesta quarta-feira (14), às 19h, no auditório Marco Antônio de Carvalho, na praça de Fátima, Centro de Cachoeiro de Itapemirim.
Os quadrinistas Allan Sieber (RJ) e Chiquinha (RJ), ambos de renome nacional, conversaram sobre o tema com o artista capixaba Alex Vieira, formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A discussão foi acompanhada por profissionais da educação que atuam no município e estudantes dos ensinos Médio e Superior, além de jornalistas, escritores e público geral.
Sieber e Chiquinha traçaram um retrospecto do mercado de quadrinhos no Brasil a partir da década de 1990, período em que os dois começaram a atuar na área, produzindo suas primeiras zines (pequenas publicações alternativas, elaboradas de maneira artesanal).
Em seguida, eles ressaltaram a funcionalidade dos blogs e das redes sociais, plataformas que contribuem fortemente para a divulgação da safra atual de quadrinistas. “Mas, ainda assim, há quem prefira o HQ em papel”, ponderou Allan. Chiquinha reforçou que a visão acerca do quadrinho precisa ser desmistificada: “Esse gênero não deve ser visto como algo menor ou infantil”.
Nesta quinta-feira (15), os debates serão sobre “Literatura nas redes sociais”, com a participação de Ronaldo Bressane (SP), Fábio Malini (ES) e Sávio L. Lopes (ES), e “A nova prosa brasileira”, com os debatedores Daniel Pellizzari (SP), Michel Laub (SP) e Fábio Britto (ES). A programação completa está disponível no site www.cachoeiro.es.gov.br/bienal, por onde são feitas as inscrições para as mesas.
A V Bienal Rubem Braga também conta com feira de livros e extensa programação cultural, que inclui oficinas, contação de histórias, peças teatrais, shows, entre outras atrações, todas gratuitas. O evento é uma realização da prefeitura de Cachoeiro, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.
                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário