Eita que a Inclusão está bombandoooo!!!

ü Convivendo
e Aprendendo...
*O que quer dizer?Tudo o que
você quer saber sobre deficiência e
síndromes existentes, seus significados e nomenclaturas de acordo com estudos e
pesquisas dos profissionais da área médica e educacional.
AEE/ SRM= Atendimento
Educacional Especializado em Sala de Recurso Multifuncional feito por
profissionais especializados a atender alunos com necessidades educativas
especializadas, síndromes e deficiências.
Cego = Pessoa que apresenta
de acordo com critérios médico-oftalmológicos A
V < 0,05 (3/60 ou 20/400) no melhor dos olhos com a melhor correção óptica
possível e / ou
campo visual compreendido um arco >20
graus.
Baixa-visão=
Pessoa que apresenta de acordo com critérios médico-oftalmológico
AV entre 0,05 (3/60 ou
20/400) e 0,3(6/18 ou 20/70) no melhor dos olhos com a melhor correção óptica
possível.
Deficiente Visual= Pessoa que
apresenta dificuldades em visualizar objetos, manipulá-los. É uma condição onde há importante redução da
capacidade visual causando incapacidade funcional e redução do desenvolvimento
visual. Ocorre não só em consequência da redução da acuidade visual como também
da sensibilidade aos contrastes e de alterações no campo visual.
Acuidade Visual= Medida da
capacidade da pessoa visualizar determinados pontos.
Fibras
Neurais = As afecções da via óptica anterior representam
importantes
diagnósticos em neuroftalmologia e incluem doenças de origem inflamatória, desmielinizante,
isquêmica, compressiva, tóxicas, carenciais,hereditárias ou traumáticas que
acometem os nervos ópticos, quiasma óptico, trato óptico e corpo geniculado
lateral. A avaliação clínica destas afecções envolve tanto testes subjetivos da
função visual, como a acuidade e o campo visual, quantos métodos objetivos que
avaliem suas alterações estruturais. A mensuração das alterações estruturais.
Braille= Sistema desenvolvido
em forma de códigos, possui 06 pontos e é utilizado para escrita da pessoa deficiente
visual que pode ser: cego e/ou baixa-visão.
Sorobã e/ou Soroban= Material
semelhante ao Ábaco, composto de bolinhas coloridas,utilizado para calculo
matemático semelhante em formato retangular, representando as unidades, dezenas e centenas,
onde o aluno irá utilizá-los apenas para orientação e organizar seu pensamento
para seguir a orientação do professor são utilizados tais termos: bordas
(direita e esquerda),
O.M =Termo utilizado para
locomoção da pessoa cega ou baixa-visão, geralmente é feito com orientação do
profissional especializado e com uso do material: bengala.
Psicomotricidade = Exercício
psicomotor feito por profissional especializado para desenvolver atividades
psicomotoras com o corpo tais como: saltar, andar, caminhar, deitar, rolar, abaixar,
levantar, adquirir noções de lateralidade (direita e esquerda), efetuar
movimentos de prontidão e marcha. Obs.: Estas atividades são feitas no primeiro
contato da criança com o mundo preferencialmente em ambiente escolar, e quando
queimados estas etapas a pessoa tornar-se-á um adulto sem coordenação motora e
com dificuldades de movimentação, podendo em determinados momentos não suportar
até mesmo o peso do seu corpo.
A.V.D = Atividade de Vida
Diária ou Práticas de Vida e Independência que o aluno aprenderá a utilizar
peças de vestuário, calçar, reconhecer objetos, alimentos, e outros.
Estimulação Precoce =
Atividade feita até os 03 primeiros anos de vida da criança, estendendo-se até
os 04 anos de idade de acordo com desenvolvimento do mesmo.
Sistemas
Remanescentes = “O sentido do tato, a audição, as sensações vestibulares e
proprioceptivas precisam 'substituir' a visão para fornecer as informações que
provocam e controlam os movimentos”. Proprioceptivos, vestibular, tátil-cinestésico,auditivo.A
integração das informações táteis cinestésicas e auditivas enriquecem as
experiências da criança, tornando-as mais significativas, olfato, paladar. (Shepherd)
Sistema Somatossensorial = O sistema
somatossensorial difere dos outros sistemas sensoriais porque seus receptores
estão espalhados pelo corpo humano. Estes receptores respondem a diferentes
tipos de estímulos como toque, temperatura, posição do corpo e dor. Cabe ao
sistema nervoso central interpretar a atividade dos receptores e utilizá-los
para gerar percepções coerentes com a realidade.
Guia vidente=Pessoa responsável por ajudar
o cego a locomover-se nos locais de extrema necessidade, exemplo: atravessar
uma rua, calçada em desnível, transpor sinais de semáforo, elevadores sem
legenda e sinalização, escada rolante, é chamado de guia vidente .
Dosvox = Programa utilizado
pela maioria de cegos e baixa-visão que auxilia na execução de tarefas a
atividades do dia-a-dia com uso da informática como ferramenta de aprendizagem.
É um programa de sintetizador de voz.
Mecdaisy = Programa
desenvolvido voltado a acessibilidade de leitura, onde o cego irá utilizá-lo
para baixar livros em áudio para facilitar a leitura de cegos e baixa-visão .
Braille Fácil = Sistema
braille feito através de um programa desenvolvido para facilitar a escrita do
cego com uso do computador.
TIC’s/Tecnologias acessíveis =
Tecnologias acessíveis para comunicação e informação ao deficiente por meio do
computador, programas e aplicativos como ferramenta de aprendizagem.
D.A
= Deficiência Auditiva, consiste na
perda bilateral
e/ou parcial da audição e o indivíduo é considerado surdo ou deficiente
auditivo (este possui um leve resíduo auditivo).
Deficiente Físico=
Afeta a parte física da pessoa o
impossibilidade de realizar movimentos corporais, geralmente comprometendo os
membros inferiores do corpo, ou superiores de acordo com a lesão sofrida.
Deficiência Intelectual= É o comprometimento no
funcionamento intelectual do aluno,
Deficiência Múltipla =Associação de duas ou mais
deficiências e que compromete o aluno e na maioria das vezes seu cognitivo,
acompanhado com síndromes.
Síndrome de Down =A síndrome de Down
é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das
células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As
pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos
em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
As crianças, os jovens e os adultos com
síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar
sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades
e características diferentes e únicas.
Síndrome
de Asperger = Transtorno
nosológico, onde a pessoa encontra-se no estágio desajeitado. É uma perturbação
neurocomportamental de base genética, podendo ser definida como perturbação do
desenvolvimento que se manifesta por alterações, sobretudo na interação, na
comunicação e no comportamento.
Síndrome
de Rett = Transtorno descrito em meninas,,
conhecido como degenerativo onde a pessoa vai como tempo atrofiando e
enrijecendo os músculos ,a pessoa acaba
por ir perdendo resistência óssea.
Síndrome de Tourette =
De
acordo com o DSM-IV, tiques são movimentos involuntários, súbitos, rápidos,
recorrentes, não rítmicos e estereotipados. Aparecem na forma de
vocalização(barulhos). Ocorrem de forma contínua ou em acessos. Ás vezes é
precedido por uma sensação desconfortável, chamado de sensação premonitária e
frequentemente seguidos por uma sensação de alívio. Geralmente aparecem durante
o sono, diminuem quando ingestão de álcool e durante atividades que exijam
concentração. Ao contrário são exacerbados pelo estresse, fadiga, ansiedade e
excitação. Podem ser suprimidos pela vontade, mas ao custo de elevada tensão
emocional.
TDG
e/ou Autismo=
Está associado ao TGD (Transtorno
Global do Desenvolvimento), CID 10-F84, comprometimento cerebral considerado
uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico afetando a
capacidade da pessoa se comunicar, compreender e falar, afeta seu convívio
social.
Síndrome de IRLEN= A Síndrome de
Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da
capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits
na leitura. A Síndrome tem
caráter hereditário e se manifesta sob maior demanda de atenção visual. Descrita em 1983 pela psicóloga Helen Irlen, a
Síndrome tem como manifestações, além da fotofobia, problemas na resolução
viso-espacial, dificuldades na manutenção do foco, estresse visual, alteração
na percepção de profundidade e cefaleias. Obs.: Vale lembrar que a Síndrome de
Irlen está associada a dislexia de leitura, compromete a visão, está associada
a dificuldade de leitura, processo de alfabetização, porém não é deficiência
visual.
Dislexia
= Atual definição de 2003: (Susan Brady, Hugh Catts,
Emerson Dickman, Guinevere Eden, Jack Fletcher,Jeffrey Gilger, Robin Moris,
Harley Tomey and Thomas Viall)
“Dislexia é uma
dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade
com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de
decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit
no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras
habilidades cognitivas consideradas na faixa etária .“

Elaborado por: Glaucéia Pereira Andrade
Professora de
Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recurso Multifuncional –
Deficiência da Visão, especilizando-se em Deficiência Visual pela
PROPG/CEAD-UNIRIO/RJ.
Fonte de pesquisa e referência bibliográfica:
_______http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/o-que-e/.
Movimento Down. Acesso em:16q06/2014.
______http://www.astoc.org.br/source/php/index.php#. ASTOC:
Associação Brasileira da Síndrome de Tourette,Tiques e Transtornos Obsessivos
Compulsivos.Acesso em: 1evisão.6/06/2014.
______http://www.dislexiadeleitura.com.br/artigos.php?codigo=53.
Dislexia.com.br. Síndrome de IRLEN.
Acesso em: 16/06/2014.
_______ http://www.dislexia.org.br/. Associação
brasileira de Dislexia. Category Archives: Definição
de Dislexia. Acesso em: 16/06/2014.
FILGUEIRAS, Lucia Maria, MELCA, Fatima Maria Azeredo, PEREIRA, Luzia
Helena Lopes. Processos de ensino -
aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais: deficiente
visual. – 1ª edição - Rio de Janeiro: Editora UNIRIO; 2008.
KLEINER, Ana Francisca
Rozin, SCHLITTLER,Diana Xavier De
Camargo, SÁNCHES-ARIAS, Mónica Del Rosário.O papel dos sistemas visual, vestibular, somatosensorial e auditivo para
o controle postural. Rev. Neurocience. 19(2).
Instituto de Biociências da UNESP/RC, no Departamento de Educação Física, Rio
Claro-SP:2011, p.349-357.
Nenhum comentário:
Postar um comentário