sábado, 21 de junho de 2014

Algo que você precisa saber sobre a Inclusão!


Eita que a Inclusão está bombandoooo!!!

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8dv-avsQWH6GsSrCZZpN8gCivHSnVzlEBeUnD7_cJSGnjm5VSTdlhXfJA6ejBEjxDdK-CBpBTkycsQAzYog9-YtM3cpo82bVNSZjJmQFTGURp8ClWoo7soHRU71RI-pzk3Hc-lfr6VBE/s1600/especial2.JPGCANTINHO DA INCLUSÃO:  Curiosidades sobre as deficiências e síndromes existentes :
ü  Convivendo e Aprendendo...
*O que quer dizer?Tudo o que você quer saber sobre  deficiência e síndromes existentes, seus significados e nomenclaturas de acordo com estudos e pesquisas dos profissionais da área médica e educacional.
AEE/ SRM= Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recurso Multifuncional feito por profissionais especializados a atender alunos com necessidades educativas especializadas, síndromes e deficiências.
Cego = Pessoa que apresenta de acordo com critérios médico-oftalmológicos  A V < 0,05 (3/60 ou 20/400) no melhor dos olhos com a melhor correção óptica possível e / ou
campo visual compreendido um arco >20 graus.

Baixa-visão= Pessoa que apresenta de acordo com critérios médico-oftalmológico AV entre 0,05 (3/60 ou 20/400) e 0,3(6/18 ou 20/70) no melhor dos olhos com a melhor correção óptica possível.
Deficiente Visual= Pessoa que apresenta dificuldades em visualizar objetos, manipulá-los. É uma condição onde há importante redução da capacidade visual causando incapacidade funcional e redução do desenvolvimento visual. Ocorre não só em consequência da redução da acuidade visual como também da sensibilidade aos contrastes e de alterações no campo visual.
Acuidade Visual= Medida da capacidade da pessoa visualizar determinados pontos.
Fibras Neurais = As afecções da via óptica anterior representam
importantes diagnósticos em neuroftalmologia e incluem doenças de origem inflamatória, desmielinizante, isquêmica, compressiva, tóxicas, carenciais,hereditárias ou traumáticas que acometem os nervos ópticos, quiasma óptico, trato óptico e corpo geniculado lateral. A avaliação clínica destas afecções envolve tanto testes subjetivos da função visual, como a acuidade e o campo visual, quantos métodos objetivos que avaliem suas alterações estruturais. A mensuração das alterações estruturais.

Braille= Sistema desenvolvido em forma de códigos, possui 06 pontos e é utilizado para escrita da pessoa deficiente visual que pode ser: cego e/ou baixa-visão.
Sorobã e/ou Soroban= Material semelhante ao Ábaco, composto de bolinhas coloridas,utilizado para calculo matemático semelhante em formato retangular,  representando as unidades, dezenas e centenas, onde o aluno irá utilizá-los apenas para orientação e organizar seu pensamento para seguir a orientação do professor são utilizados tais termos: bordas (direita e esquerda),
O.M =Termo utilizado para locomoção da pessoa cega ou baixa-visão, geralmente é feito com orientação do profissional especializado e com uso do material: bengala.
Psicomotricidade = Exercício psicomotor feito por profissional especializado para desenvolver atividades psicomotoras com o corpo tais como: saltar, andar, caminhar, deitar, rolar, abaixar, levantar, adquirir noções de lateralidade (direita e esquerda), efetuar movimentos de prontidão e marcha. Obs.: Estas atividades são feitas no primeiro contato da criança com o mundo preferencialmente em ambiente escolar, e quando queimados estas etapas a pessoa tornar-se-á um adulto sem coordenação motora e com dificuldades de movimentação, podendo em determinados momentos não suportar até mesmo o peso do seu corpo.
A.V.D = Atividade de Vida Diária ou Práticas de Vida e Independência que o aluno aprenderá a utilizar peças de vestuário, calçar, reconhecer objetos, alimentos, e outros.
Estimulação Precoce = Atividade feita até os 03 primeiros anos de vida da criança, estendendo-se até os 04 anos de idade de acordo com desenvolvimento do mesmo.

Sistemas Remanescentes = “O sentido do tato, a audição, as sensações vestibulares e proprioceptivas precisam 'substituir' a visão para fornecer as informações que provocam e controlam os movimentos”.  Proprioceptivos, vestibular, tátil-cinestésico,auditivo.A integração das informações táteis cinestésicas e auditivas enriquecem as experiências da criança, tornando-as mais significativas, olfato, paladar. (Shepherd)
Sistema Somatossensorial = O sistema somatossensorial difere dos outros sistemas sensoriais porque seus receptores estão espalhados pelo corpo humano. Estes receptores respondem a diferentes tipos de estímulos como toque, temperatura, posição do corpo e dor. Cabe ao sistema nervoso central interpretar a atividade dos receptores e utilizá-los para gerar percepções coerentes com a realidade.

Guia vidente=Pessoa responsável por ajudar o cego a locomover-se nos locais de extrema necessidade, exemplo: atravessar uma rua, calçada em desnível, transpor sinais de semáforo, elevadores sem legenda e sinalização, escada rolante, é chamado de guia vidente .
Dosvox = Programa utilizado pela maioria de cegos e baixa-visão que auxilia na execução de tarefas a atividades do dia-a-dia com uso da informática como ferramenta de aprendizagem. É um programa de sintetizador de voz.
Mecdaisy = Programa desenvolvido voltado a acessibilidade de leitura, onde o cego irá utilizá-lo para baixar livros em áudio para facilitar a leitura de cegos e baixa-visão .
Braille Fácil = Sistema braille feito através de um programa desenvolvido para facilitar a escrita do cego com uso do computador.
TIC’s/Tecnologias acessíveis = Tecnologias acessíveis para comunicação e informação ao deficiente por meio do computador, programas e aplicativos como ferramenta de aprendizagem.
D.A = Deficiência Auditiva, consiste na  perda bilateral e/ou parcial da audição e o indivíduo é considerado surdo ou deficiente auditivo (este possui um leve resíduo auditivo).
Deficiente Físico= Afeta a parte física da pessoa o impossibilidade de realizar movimentos corporais, geralmente comprometendo os membros inferiores do corpo, ou superiores de acordo com a lesão sofrida.
Deficiência Intelectual= É o comprometimento no funcionamento intelectual do aluno,
Deficiência Múltipla =Associação de duas ou mais deficiências e que compromete o aluno e na maioria das vezes seu cognitivo, acompanhado com síndromes.
Síndrome de Down =A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

Síndrome de Asperger = Transtorno nosológico, onde a pessoa encontra-se no estágio desajeitado. É uma perturbação neurocomportamental de base genética, podendo ser definida como perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações, sobretudo na interação, na comunicação e no comportamento.
Síndrome de Rett = Transtorno descrito em meninas,, conhecido como degenerativo onde a pessoa vai como tempo atrofiando e enrijecendo os músculos ,a  pessoa acaba por ir perdendo  resistência óssea.
Síndrome de Tourette = De acordo com o DSM-IV, tiques são movimentos involuntários, súbitos, rápidos, recorrentes, não rítmicos e estereotipados. Aparecem na forma de vocalização(barulhos). Ocorrem de forma contínua ou em acessos. Ás vezes é precedido por uma sensação desconfortável, chamado de sensação premonitária e frequentemente seguidos por uma sensação de alívio. Geralmente aparecem durante o sono, diminuem quando ingestão de álcool e durante atividades que exijam concentração. Ao contrário são exacerbados pelo estresse, fadiga, ansiedade e excitação. Podem ser suprimidos pela vontade, mas ao custo de elevada tensão emocional.
TDG  e/ou Autismo= Está associado ao TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento), CID 10-F84, comprometimento cerebral considerado uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico afetando a capacidade da pessoa se comunicar, compreender e falar, afeta seu convívio social.
Síndrome de IRLEN= A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A Síndrome tem caráter hereditário e se manifesta sob maior demanda de atenção visual. Descrita em 1983 pela psicóloga Helen Irlen, a Síndrome tem como manifestações, além da fotofobia, problemas na resolução viso-espacial, dificuldades na manutenção do foco, estresse visual, alteração na percepção de profundidade e cefaleias. Obs.: Vale lembrar que a Síndrome de Irlen está associada a dislexia de leitura, compromete a visão, está associada a dificuldade de leitura, processo de alfabetização, porém não é deficiência visual.
Dislexia = Atual definição de 2003: (Susan Brady, Hugh Catts, Emerson Dickman, Guinevere Eden, Jack Fletcher,Jeffrey Gilger, Robin Moris, Harley Tomey and Thomas Viall)
“Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária .“

  


 Elaborado por: Glaucéia Pereira Andrade
Professora de Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recurso Multifuncional – Deficiência da Visão, especilizando-se em Deficiência Visual pela PROPG/CEAD-UNIRIO/RJ.

Fonte de pesquisa e referência bibliográfica:
_______http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/o-que-e/. Movimento Down. Acesso em:16q06/2014.
______http://www.astoc.org.br/source/php/index.php#. ASTOC: Associação Brasileira da Síndrome de Tourette,Tiques e Transtornos Obsessivos Compulsivos.Acesso em: 1evisão.6/06/2014.
______http://www.dislexiadeleitura.com.br/artigos.php?codigo=53. Dislexia.com.br. Síndrome de IRLEN.  Acesso em: 16/06/2014.
_______ http://www.dislexia.org.br/. Associação brasileira de Dislexia. Category Archives: Definição de Dislexia. Acesso em: 16/06/2014.

FILGUEIRAS, Lucia Maria, MELCA, Fatima Maria Azeredo, PEREIRA, Luzia Helena Lopes. Processos de ensino - aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais: deficiente visual. – 1ª edição - Rio de Janeiro: Editora UNIRIO; 2008.
KLEINER, Ana Francisca Rozin,  SCHLITTLER,Diana Xavier De Camargo, SÁNCHES-ARIAS, Mónica Del Rosário.O papel dos sistemas visual, vestibular, somatosensorial e auditivo para o controle postural. Rev. Neurocience. 19(2). Instituto de Biociências da UNESP/RC, no Departamento de Educação Física, Rio Claro-SP:2011, p.349-357.􀀖􀀗􀀜







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