sábado, 25 de novembro de 2017

AEE/SRM na perspectiva da educação inclusiva

Adaptação e seus resultados

Fig.01                             Fig. 02                        Fig.03                         Fig.04

Atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2017 no 3º trimestre com aluno cego da pré-escola .
Resultado de quando se acredita no potencial do aluno e sua capacidade de desenvolver sus habilidades e competências sensório motoras.
Fig.01: Jardim Sensorial com material reciclável
Fig.02: Representação numérica Nº 0 em Braille com uso da cela vazada
Fig.03: Representação numérica Nº 1 em Braille com uso da cela vazada
Fig.04: Jogo educativo do Resta Um , adaptado para encaixe e noções de lateralidade e espaços reduzidos.

Professora: Glaucéia P. Andrade 



quinta-feira, 27 de abril de 2017

Notícias da Inclusão


Informativo Inclusivo

Abertas as inscrições para o I Encontro de Baixa Visão do IBC

     O Encontro acontecerá com o  VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal, nos próximos dias 9 e 10 de junho, no Instituto Benjamin Constant. O evento duplo é voltado a um público multidisciplinar, com foco no atendimento às pessoas com baixa visão, como: oftalmologistas, professores, fisioterapeutas, terapeuta ocupacionais, musicoterapeutas, fonoaudiólogos, ortopedistas, psicólogos, pedagogos, enfermeiros e assistentes sociais.  
    Dentre os temas que serão discutidos, destacam-se a abordagem oftalmológica na baixa visão, o emprego de auxílios óticos, não-óticos e eletrônicos, a importância das técnicas de orientação e mobilidade na vida da pessoa com baixa visão, o papel do esporte na reabilitação do indivíduo com deficiência visual entre outros.  
     "As programações médicas e pedagógicas terão vários momentos comuns, onde os participantes, sejam eles profissionais da saúde ou da educação poderão interagir uns com os outros, trocando informações e experiências", explica a diretora do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação, Rosane de Menezes Pereira.
    Servidores e ex-servidores do IBC, assim como professores das redes púbicas de ensino devem fazer sua inscrição preenchendo um formulário específico disponibilizado pelo Instituto, enviando-a eletronicamente até o dia 24 de maio.  Para esses participantes não serão aceitas inscrições em nenhum dos dois dias do evento.
    Já os  demais participantes devem se inscrever no site da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal ou no próprio dia e local do Encontro/Congresso.

    • Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 16h06
    • Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 14h39
    • Acessos: 384

    segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

    Vamos ajudar...


    Retângulo amarelo, com logo da Fundação Dorina à esquerda, em linhas pretas.
    DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Retângulo cinza, com a hashtag Braille Bricks For All à esquerda e cinco caixas do Braille Bricks, cada uma de uma cor, à direita.

    Olá, Glaucéia Pereira Andrade!

    Muito obrigada por assinar nosso manifesto online e apoiar a produção do Braille Bricks em larga escala!
    A Fundação Dorina trabalha há mais de 70 anos para incluir pessoas cegas ou com baixa visão na sociedade. Além da produção de livros em formatos acessíveis e um amplo programa de reabilitação gratuito, ideias inovadoras como o Braille Bricks são fundamentais para transformarmos o acesso à cultura para todos.
    O trabalho realizado pela Fundação Dorina é filantrópico e financiado pelas doações de milhares de pessoas que acreditam nessa missão. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a manter todos esses serviços:

    terça-feira, 31 de janeiro de 2017

    Olá pessoas!

    Bem vindos ao meu blogger.
    Que 2017 seja cheio de realizações, saúde e paz.
    Iniciemos nossas atividades e postando informações aos nossos leitores e pesquisadores.