domingo, 24 de novembro de 2013

Trabalhos e ensaios - Atividades na área da Educação Especial.

Capacitação de Professores na Área da Visão 2012 - Cachoeiro de Itapemirim - E/Santo.



Módulo I - Conceitos sobre Educação Especial e Introdução à Deficiência da Visão.

 Atividade Prática










Módulo  II- Conhecendo o Sistema Braille, AVD's, e outros.


 

Trabalhos e ensaios.

Atividades com Educação Especial Inclusiva.

Objetivo do AEE: O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. 
A visualização está presente nos métodos, técnicas, atividades, tarefas e em outros aspectos da organização do trabalho pedagógico.
A falta da visão tem como consequência a impossibilidade de perceber a cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento de seres e objetos, entre outras dificuldades, o que significa a variedade de experiências, a modalidade, o controle do ambiente e a interação do sujeito com o mundo que o cerca.
O contingente de alunos com baixa visão em unidades de educação infantil e do que o quantitativo de alunos cegos. Ocorre, no entanto, que os indícios de baixa visão costumam ser detectados erroneamente no contexto da escola e da família. Pais e educandos (professores) tendem a subestimar ou superestimar o potencial de visão destes alunos, considerando-os como se fossem cegos, negligentes, distraídos ou preguiçosos.
Isso porque a baixa visão é complexa, apresenta uma variedade de manifestações e peculiaridades características de cada indivíduo afetado, instabilidade e oscilação o ver e não – ver.
Fonte de Pesquisa: INCLUSÃO: Revista da Educação Especial/SEESP/SECADI, v.5, nº1(jan/jul) – Brasília: SEESP, 2010. P.32 à 39.Texto elaborado e selecionado por: Glaucéia Pereira Andrade,AEE/SRM.

Capacitação  na Área da Deficiência da Visão para Professores que atuam nas SRM's das Séries Iniciais do Ensino Fundamental  em Cachoeiro de Itapemirim-E/Santo em 2011/2012.

Formação em 2011.
Módulo I - Conceitos e Introdução à Def. da Visão






domingo, 3 de novembro de 2013

Informativo da Glau...



Audioteca Sal e Luz

A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).
Mas o que é isto?
São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.
Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.
Nos ajude divulgando!!!
Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho, DIVULGUE!!! 
Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125 - Centro. RJ.
Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.
A outra opção foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade.
Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.
A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados.
Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.
Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

Ajudem-nos. Divulguem!
Glorinha.

Fonte de pesquisa e acesso:http://www.ibc.gov.br/,acesso em:03/11/2013

Informativo da Glau


Olá meus queridos blogueiros de plantão!
Este espaço é para divulgar e informar os fatos, e acontecimentos para que as pessoas estejam antenadas sobre as novidades do nosso meio educacional,notícias sobre a educação  e que são importantes para  os colegas: professores e público deficiente visual, e pessoas no geral.

*Quem tiver interesse,


Conteúdo referente ao evento, descrição do convite encontra-se abaixo



Descrição do cartaz: Retângulo branco vertical. À esquerda logo do Instituto Benjamin Constant. À direita logo da Associação de Docentes do Instituto Benjamin Constant

Centralizado marca d água, desenho sombreado de uma pessoa de perfil com bengala longa, símbolo da deficiência visual

O Instituto Benjamin Constant e a Associação de Docentes do Instituto Benjamin Constant têm a honra de convidar para o evento DISCUTINDO A ACESSIBILIDADE – DEFICIÊNCIA VISUAL

Painéis sobre acessibilidade. Data: 8 de novembro de 2013. Local: Teatro do IBC. Horário: 8 às 17 horas. Inscrições: no dia do evento. Evento gratuito – Certificação – Vagas limitadas.

No rodapé em negrito sobre fundo azul: Instituto Benjamin Constant. Avenida Pasteur, nº 350/368 – Urca CEP: 22290-240. Tel: 3478-4463 / 3478-4440 / 3478-4447 / 3478-4445. E-mail:ibc@ibc.gov.br / adibc2007@yahoo.com.br.

Interessados em conhecer a descrição da logo Instituto Benjamin Constant clique aqui.

Interessados em conhecer a descrição da logo Associação de Docentes do Instituto Benjamin Constant clique aqui.


Fonte de pesquisa e maiores informações:http://www.ibc.gov.br/,acesso em:03/11/2013

Pensando em mudança...

Olá pessoas, já estamos no final de ano, dezembro se aproxima e muitas coisas boas previstas para este novo ano que já,já estará nascendo para nós e com ele muitas expectativas de mudança, uma delas são as eleições.
Vamos pensar positivo e que possamos ter um país de igualdade social sem preconceito e diferenças.
Se queremos algo novo, começamos por nós mesmos!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Notícias de Cachoeiro

Aconteceu na escola "Zacheu"

E.E.E.F.M "Zacheu Moreira da Fraga"
A escola apresentou a culminância do projeto "Café com Bobagem" e comemora o centenário de Rubem Braga que também é cachoeirense,mesmo já falecido deixou grandes recordações e sua maior são as crônicas conhecidas pelo mundo todo.


O Desaparecido
Rubem Braga


Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.
Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.
Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.
Do livro "A Traição das Elegantes", Editora Sabiá - Rio de Janeiro, 1969, pág. 112, extraímos o texto acima.





A escola "Zacheu Moreira da Fraga", mais conhecida como "Zacheu", está situada no distrito de Vargem grande de Soturno, interior de Cachoeiro de Itapemirim, sul do estado do E.Santo, atende alunos desde o ensino fundamental ao Médio, passando pelo EJA, fez uma homenagem, mais do que justa aquele que contribui com nossa história.

    

Guloseimas do Braga
  . 


Coisa que só cachoeiro tem

  

E os escritos continuam...
A hora da Crônica
   

Rubem Braga
  
  • Rubem BragaRubem Braga foi um escritor lembrado como um dos melhores cronistas brasileiros. Era irmão do poeta e jornalista Newton Braga.
    Nascimento12 de janeiro de 1913, Cachoeiro de Itapemirim, Espírito SantoFalecimento19 de dezembro de 1990, Rio de Janeiro, Rio de JaneiroObrasAi de ti, CopacabanaUm cartão de ParisMaisFilmeGarota de IpanemaFilhoRoberto Braga



  • Mostra e confecção dos alunos colocando em prática suas habilidades.


    Rubem Braga

    "Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na
    porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem
    para não me deixar entrar, ele ficará indeciso
    quando eu lhe disser em voz baixa:
    "Eu sou lá de Cachoeiro..."


    Fonte de pesquisa e maiores  informações, acesso o blogger do Zacheu:http://zacheuonline.blogspot.com.br/




    domingo, 20 de outubro de 2013

    Notícias de Cachoeiro sobre Educação Espcial.

    Estas informações são referentes as formações e capacitações que o município do cachoeiro de Itapemirim, localizado no sul do estado do E. Santo, onde a secretaria de educação está voltada também para inclusão, a educação especial de maneira efetiva, atuando nas formações dos profissionais que atuam com os alunos que necessitam atendimento especializado na área educacional, na vida diária do aluno.
    São cursos diversos cursos, palestras, dentre outros.

    Publicada em 07 de agosto de 2013
    Secretaria de Educação abriu inscrições para cursos de Libras e de atendimento educacional especializado
    A Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme) tem investido na formação dos professores da rede pública municipal de ensino para garantir atendimento adequado aos alunos com necessidades especiais. Neste ano, serão, pelo menos, cinco capacitações com foco na educação inclusiva.

    Uma delas é o curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que está com inscrições abertas nesta quarta (7) e quinta-feira (8). Serão 50 vagas para professores com licenciatura.

    A capacitação terá carga horária total de 120 horas, ministradas na modalidade presencial. A metodologia do curso envolverá aulas expositivas e dialogadas, debates, atividades práticas e avaliação do conhecimento adquirido.

    Fonte de pesquisa: http://www.cachoeiro.es.gov.br/site.php, acesso em: 19/10/2013.


    Professores participam de curso de Educação Inclusiva
    Publicada em 07 de junho de 2013

    Capacitação é voltada a profissionais que atuam nas salas de recursos multifuncionais 
    A rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim conta com 33 salas de recursos multifuncionais para garantir atendimento especializado a alunos com necessidades educacionais especiais. Na próxima semana, os professores que atuam nesses espaços terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e práticas em mais um curso de formação, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e Ministério da Educação, por meio do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.
    Fonte de pesquisa: http://www.cachoeiro.es.gov.br/site.php, acesso em: 19/10/2013.

    História do setor de rochas mais acessível para estudantes
    Publicada em 18 de outubro de 2013
    O empresário entregou exemplares a uma escola de Gironda, distrito onde atua há mais de 50 anos
    Os alunos da rede municipal de educação de Cachoeiro de Itapemirim agora têm ao alcance uma importante fonte de informação sobre a história do setor de rochas ornamentais no município. Chegam às bibliotecas das escolas, neste mês, exemplares do livro “Memórias de um Benjamim”, biografia de Benjamim Zampirolli, um dos pioneiros desse segmento. 
    Nosso município é hoje o maior produtor e exportador de rochas do Brasil, temos o chamado: “ouro branco”, que é o mármore e lindos granitos que revestem e embelezam não somente nossas casas, como de muitas pessoas.
    Fonte de pesquisa: http://www.cachoeiro.es.gov.br/site.php, acesso em: 19/10/2013.


    sexta-feira, 18 de outubro de 2013


    SRM 3 -

    Aluno 3
    Atividade feita com aluno cego e que possui além da cegueira deficiências múltiplas visto que o mesmo possui autismo, hiperatividade, cego.
    Porém é uma menino carinhoso, muito inteligente, adoro música,brincar, passear.
    Está aos poucos aprendendo a se locomover por si somente nas aulas de O.M(Orientação e Mobilidade), e atividades de Vida Independente que são de suma importância para não somente as crianças, mais toda pessoa deficiente.


    Exercícios de motricidade: amassar papel, e colar na folha.
    Riscos e rabisco com GIZ de cera e cola alto-relevo, barbante e outros materiais.



    Material adaptado em braille e reciclável: cubo ativo e numerais naturais com quantidade.


    Atividades de AEE nas SRM

    SRM 2-

    Aluno 1
     Atividade efetuada com um aluno cego que além da cegueira possui autismo, porém a cada dia que passa observa-se seu desenvolvimento nos aspectos motores,psicomotores.




    Aluno 2

    Atividades efetuada com aluno baixa visão, aluno de ensino Médio regular noturno, em atividade de contra-turno em SRM, atividades com uso do computador , treino do sistema DOSVOX, reconhecimento da ferramenta.

     Ampliação de atividades de sala regular para facilitar a aprendizagem do aluno, assim como uso de Lupas eletrônicas.

    AEE/SRM

    SRM 1- Escola: E.E.E.F. "José Taveira dos Santos",situada no bairro: Santa Cecília, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do estado do E.Santo.
     

    :